MegaZine News | Notícias de Palotina e Região | Portal Completo

Sabado, 26 de Abril de 2025
Rádio Cultura - AO VIVO
Projeto em parceria com UFPR monitora infestação do mosquito Aedes aegypti

Geral

Projeto em parceria com UFPR monitora infestação do mosquito Aedes aegypti

Método já demonstrou eficácia em outros municípios brasileiros, contribuindo significativamente para a redução dos índices de infestação

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última semana teve início em Palotina o projeto piloto de monitoramento e controle do Aedes aegypti, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o setor de endemias e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Este projeto tem como objetivo principal detectar precocemente a presença do mosquito transmissor de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, por meio da instalação de ovitrampas em áreas estratégicas do município. As ovitrampas são armadilhas de oviposição que permitem monitorar a densidade populacional do Aedes aegypti, possibilitando a identificação de áreas com maior incidência e subsidiando ações de controle mais eficazes.

Este método já demonstrou eficácia em outros municípios brasileiros, contribuindo significativamente para a redução dos índices de infestação. Nesta fase inicial, as ovitrampas foram instaladas nos bairros Jardim Social, Bela Vista, Santa Terezinha, Interlagos e Jardim Califórnia. A escolha dessas localidades baseou-se em critérios epidemiológicos e na necessidade de intensificar as ações de vigilância nessas áreas. O projeto conta com a coordenação do professor Edilson Caron, representando a UFPR, da enfermeira Ágata Camila e do coordenador de endemias, Júnior Matos. A colaboração entre essas instituições e profissionais é fundamental para o sucesso das atividades de monitoramento e controle do vetor.

Leia Também:

“Reforçamos a importância da participação da comunidade, permitindo o acesso dos agentes de saúde às residências para a manutenção e monitoramento das ovitrampas, contribuindo assim para a eficácia das ações de combate ao Aedes aegypti em nosso município”, pede Junior Matos ao agradecer a receptividade da população para o projeto. “Expressamos nossa mais profunda gratidão a todos que, com empatia e apoio, têm acolhido este projeto em suas residências. A receptividade e colaboração demonstradas são fundamentais para o sucesso das iniciativas de monitoramento e controle do Aedes aegypti em nosso município. A participação ativa de cada um de vocês é essencial para alcançarmos resultados positivos e promovermos um ambiente mais saudável para todos”, destaca.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria - Prefeitura
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Assessoria - Prefeitura
Comentários:
Redação MegaZine

Publicado por:

Redação MegaZine

Saiba Mais