A cidade de Palotina realiza nesta sexta-feira (26) a 12ª Conferência Municipal de Saúde, um dos principais espaços de participação social na construção das políticas públicas do setor. O encontro acontece na sede administrativa da Sicredi Vale do Piquiri Abcd Paraná/São Paulo em Palotina e reúne representantes da comunidade, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e gestores municipais.
O objetivo central da conferência é promover o debate, avaliar a situação da saúde no município e definir propostas que irão orientar as ações e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível local, fortalecendo o controle social e a gestão participativa.
Representatividade e composição do Conselho Municipal de Saúde
De acordo com o Conselho Municipal de Saúde de Palotina, o órgão é composto por 16 membros, seguindo o princípio da paridade:
- 50% usuários: 8 vagas
- 25% trabalhadores da saúde: 4 vagas
- 12,5% prestadores de serviços: 2 vagas
- 12,5% gestão: 2 vagas
A estrutura reforça a participação equilibrada dos diferentes segmentos da sociedade na formulação e fiscalização das políticas de saúde.
Programação inclui debates, votação de propostas e eleições
A programação oficial da conferência prevê uma jornada extensa de atividades ao longo da tarde e noite:
O credenciamento começa às 13h, seguido de apresentação cultural às 13h30 e abertura oficial às 13h50. Às 14h30 ocorre a leitura do regimento interno, seguida da palestra magna às 14h45. Após o intervalo às 16h, os participantes retornam às 16h30 para a apreciação e votação das propostas que irão compor o planejamento da saúde municipal.
Um dos pontos centrais do evento será a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Palotina, que atuarão na gestão 2027–2031, prevista para ocorrer às 18h30. Na sequência, às 19h, será eleito o delegado que representará o município na 14ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná. O encontro também prevê apreciação de moções às 20h e encerramento às 20h30.
Espaço de decisão e fortalecimento do SUS
A conferência é considerada um dos principais instrumentos de democracia participativa na área da saúde, permitindo que a população contribua diretamente na construção de políticas públicas, na definição de prioridades e no acompanhamento das ações do sistema municipal.
O Conselho Municipal de Saúde reforça a importância da presença da comunidade, destacando que a participação social é essencial para garantir representatividade e fortalecer o SUS no município. A expectativa é de que o encontro consolide propostas estratégicas para o aprimoramento dos serviços de saúde e amplie o diálogo entre gestão e sociedade em Palotina.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se