A saúde pública de Palotina deu mais um importante passo rumo ao fortalecimento das políticas públicas na tarde da última sexta-feira (26), com a realização da 12ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu mais de 130 participantes, entre representantes da sociedade civil, profissionais da saúde, gestores, autoridades e membros de entidades, consolidando um amplo espaço de diálogo, construção coletiva e participação democrática.
As Conferências Municipais de Saúde representam um dos principais instrumentos de participação popular previstos no Sistema Único de Saúde (SUS). É durante esses encontros que a comunidade tem a oportunidade de avaliar os serviços oferecidos, discutir os principais desafios da saúde pública e apresentar propostas que poderão orientar o planejamento das ações e investimentos para os próximos anos.
A expressiva presença da população durante a conferência reforçou o compromisso dos palotinenses com o fortalecimento do SUS e evidenciou o interesse da comunidade em contribuir diretamente para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, humana e acessível.
Ao término do evento, a secretária municipal de Saúde, Cleidi Maria Becker Gubert, gravou uma mensagem de agradecimento a todos os participantes e colaboradores que contribuíram para o sucesso da conferência.
"Finalizamos agora a nossa 12ª Conferência Municipal de Saúde, e em nome da Secretaria de Saúde, em nome da gestão, eu gostaria de agradecer a todos que participaram, que tiraram tempo, que vieram participar conosco, aos que se dispuseram para fazer parte do Conselho Municipal de Saúde, sabendo da grande importância que o Conselho de Saúde tem no município de Palotina. Também agradecemos à imprensa que esteve aqui e a todos que ajudaram na divulgação durante a semana. Tivemos uma grande participação e isso só nos fortalece e fortalece o SUS em Palotina. Muito obrigada a todos."
A secretária também ressaltou a relevância do Conselho Municipal de Saúde, órgão responsável por acompanhar, fiscalizar e colaborar na formulação das políticas públicas da área. A renovação e o fortalecimento do conselho foram destacados como um dos resultados positivos da conferência, ampliando a participação da sociedade nas decisões relacionadas à saúde do município.
Além das discussões e da apresentação de propostas, a conferência proporcionou um ambiente de integração entre usuários, trabalhadores da saúde, gestores e representantes de instituições, reforçando o princípio da gestão participativa que norteia o SUS.
A Administração Municipal destacou que a expressiva adesão da comunidade demonstra a confiança da população nos espaços de participação social e reforça o compromisso coletivo com a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos em Palotina.
Com mais de 130 participantes, a 12ª Conferência Municipal de Saúde encerrou seus trabalhos deixando como principal legado o fortalecimento do diálogo entre poder público e sociedade, reafirmando que a construção de uma saúde pública de qualidade depende da participação ativa da população e do compromisso permanente de todos os envolvidos.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se